Oportunidades para Startups

Listamos algumas questões inerentes à cadeia produtiva do leite que podem ser oportunidades para o desenvolvimento de soluções baseadas em software (web e/ou mobile) e em hardware.

Claro, sua solução pode ter a ver com outra questão, ultrapassando as ideias compiladas nesta página. Quer saber mais? Veja alguns links úteis:

www.embrapa.br | www.cileite.com.br | www.repileite.com.br | www.milkpoint.com.br | www.baldebranco.com.br

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Ao compartilhar uma ideia, você pode encontrar pessoas interessadas em fazer parcerias.

Oportunidades Insumos

1. Muitas transações podem ser otimizadas com o compartilhamento de informações entre fornecedores e compradores de insumos.

2. A busca crescente por automação dos processos e o surgimento de novas máquinas e equipamentos para produtores de diferentes escalas abre um mercado para aplicativos, softwares e hardwares.

3. Os diversos atores e instituições que compõem a cadeia do leite (fornecedores, produtores rurais, assistência técnica, transportadores de leite, laticínios, laboratórios de análise da qualidade do leite, distribuidores, comércio, governo, consumidores, etc) podem se beneficiar de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TI) para facilitar a comunicação, as relações e as conexões.

Oportunidades Fazenda

1. Estudos mostram que há tecnologias para aumentar a produtividade dos animais, da mão de obra e da terra no Brasil.

2. Novas formas de comunicação podem contribuir para levar um conjunto de tecnologias e soluções, disponíveis e ainda não adotadas, até os produtores.

3. Ações coletivas despontam como forma de reduzir o custo e minimizar o impacto de suas variações.

4. O produtor pode minimizar as incertezas da atividade por meio de acompanhamento de informações de mercado, meteorológicas e técnicas.

5. Os produtores precisam anotar diariamente informações zootécnicas, econômicas, de qualidade do leite, etc. Otimizar esse processo é uma demanda clara do segmento.

6. Muitos produtores ainda buscam a melhor forma de gerar os indicadores a partir dos dados registrados.

7. O produtor precisa de instrumentos para melhorar a análise das informações para a tomada de decisão.

8. Muitos diagnósticos e recomendações podem ser feitos a distância, por meio de mecanismos simples como uso de fotografias, mapas e árvores de decisão.

9. O crescimento das práticas de pecuária de precisão abre um novo cenário para os desenvolvedores de softwares e hardware, pois hoje prevalecem equipamentos importados e pouco integrados entre si.

10.Os produtores têm interesse em adotar tecnologias que contribuam para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida.

11.A pesquisa pode se beneficiar do levantamento e da organização de dados de campo para promover avanços tecnológicos.

12.As mulheres e os filhos têm desempenhado papéis mais importantes na produção, inclusive sob a perspectiva da sucessão familiar. Por outro lado, é sensível a escassez de mão de obra especializada para as atividades no campo.

Oportunidades Logística

1. Na captação, produtores rurais e indústria têm necessidade de receber as informações do leite
entregue.

2. Melhorias na gestão das informações de transporte e logística contribuem para a otimização da coleta e da distribuição de leite e derivados e para a redução de custos com ineficiências, perdas e desperdícios na cadeia.

3. É crescente a preocupação com a rastreabilidade dos produtos.

Oportunidades Indústria de Laticínios

1. A indústria tem interesse em adotar soluções aplicáveis ao processo de combate às fraudes.

2. As exigências de saúde animal e qualidade do leite abrem espaço no mercado para testes e monitoramento.

3. Os produtos nacionais são capazes de atender toda a demanda do mercado interno. Aos poucos, a indústria laticinista busca aumentar as exportações, o que requer adoção de padrões de qualidade mais rígidos e mais eficiência nos processos.

4. Treinamentos em novos temas, que utilizam novas plataformas, passam a ser requeridos diante de um cenário complexo, individualista, de mudanças rápidas. Isto vale para todos os segmentos da cadeia produtiva.

Oportunidades Mercado e Consumidor

1. Novos nichos de mercado, como os de produtos artesanais, funcionais e específicos para dietas com restrições alimentares, afetam os processos produtivos e requerem novas formas de comunicação.

2. Cada vez mais, os consumidores exigem mais qualidade e mais informações sobre a origem e o processamento dos produtos.

3. Em busca de praticidade, os consumidores têm adotado novas formas de fazer compras.

4. Leite e derivados têm destaque nos programas públicos de aquisição de alimentos.

5. O leite é a bola da vez nas discussões sobre nutrição e saúde. Isto aumenta o interesse por informações sobre os benefícios de consumir leite e derivados.

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